|
2012/2013 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática) (do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário) SUMÁRIOS 12/02/2013 10:30: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação; apresentação do 1º trabalho. Inscrição em listas de discussão. Exploração dos recursos das listas de discussão. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das listas de discussão.
14/02/2013 11:30: Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Cinderella (versão 1.4 em língua portuguesa). Potencialidades do software. 19/02/2013 10:30. Resolução de problemas de Geometria usando o software Cinderella 1.4 - versão portuguesa 21/02/2013 11:30. Resolução de problemas de Geometria usando o software Cinderella 1.4 - versão portuguesa
26/02/2013 10:30. Questões relacionadas com o uso da Tecnologia na sala de aula em Portugal e no mundo.
28/02/2013 11:30. Lugares Geométricos com o Cinderella 1.4
5/03/2013 10:30. Exercícios interactivos com o Cinderella 1.4
7/03/2013 11:30. Resolução de problemas sobre cónicas usando o software Cinderella 1.4 - versão portuguesa
12/03/2013 08:30. A comemoração do Dia do PI e a internet: 12/03/2013 10:30. Início da construção de páginas pessoais.
19/03/2013 10:30. Construção de páginas pessoais. Colocação na página dos trabalhos já realizados. 21/03/2013 11:30. -- (a aula a substituir; provisoriamente marcada para 5 de abril às 14:30) 2/04/2013 10:30. Continuação da construção de páginas pessoais. Colocação de videos e listas de reprodução em páginas pessoais. Criação de listas de reprodução no YouTube. 4/04/2013 11:30. Continuação da construção de páginas pessoais. Análise das primeiras versões. O que interessa colocar numa página de um professor de Matemática. 5/04/2013 14:30. Introdução ao estudo do software Modellus (versão 4). 9/04/2013 10:30. Estudo do software Modellus (versão 4). Exemplos. 11/04/2013 11:30. -- (a aula a substituir; provisoriamente marcada para 3 de maio às 14:30) 16/04/2013 10:30. O software Modellus na modelação de imagens geométricas realistas. Modelos possíveis: funções racionais, exponenciais, logarítmicas, trigonométricas, hiperbólicas. 18/04/2013 11:30. Diferentes classes de curvas como possíveis modelos: cicloide, epicicloide, hipocicloide, curva de Lissajous, curva de Agnesi. 23/04/2013 10:30. Iniciação ao estudo do Moodle. 30/04/2013 10:30. Exploração do Moodle.
2/05/2013 10:30. Exploração do Moodle. Colocação de atividades.
3/05/2013 14:30. Uso e adaptação de apliquetas interativas, nomeadmanete as do Java Components for Mathematics.
14/05/2013 10:30. Uma multidão de exemplos importantes para explorar dentro e fora da sala de aula:
16/05/2013 11:30. Trabalhos práticos com os exemplos da aula anterior:
21/05/2013 10:30. Um problema geométrico usado numa aula de estágio e a sua exploração usando diferentes softwares. Discussão do princípio de Geoge Polya: "Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico"
23/05/2013 11:30. Estudo de gráficos de funções com software de geometria dinâmica: o caso do Geogebra.
28/05/2013 10:30. Mais aspetos do uso do Geogebra.
30/05/2013 11:30.
|
Retroceder: Página de apoio a Aulas
Departmento de Matemática da Universidade de Coimbra