13contemp0.gif (3028 bytes)
  2014/2015 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática)
(do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
 

SUMÁRIOS

13contempbu.gif (1205 bytes) 10/02/2015 14h 30m: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das ferramentas computacionais.

13contempbu.gif (1205 bytes) 12/02/2015 14h 30m: Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Potencialidades do software.
Exemplos:

13contempbu.gif (1205 bytes) 17/02/2015 14h 30m: Primeiras atividades com o Geogebra: retas, polígonos e ângulos. Construção da bissetriz com a régua e o compasso.

13contempbu.gif (1205 bytes) 19/02/2015 14h 30m: Atividades com o Geogebra com os pontos notáveis de um triângulo: incentro, circuncentro, ortocentro e baricentro.

13contempbu.gif (1205 bytes) 24/02/2015 14h 30m: Teorema de Pitágoras com o Geogebra. Trapézios com o Geogebra. Determinação da área de um trapézio.
Primeira abordagem do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC"

13contempbu.gif (1205 bytes) 26/02/2015 14h 30m: Ponto da situação sobre o MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
Construção de paralelogramos com o Geogebra. Conjetura de propriedades do paralelogramo e sua demonstração.

13contempbu.gif (1205 bytes) 3/03/2015 14h 30m: Realização da primeira tarefa do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
"Selfie" feita na aula:
selfie

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 5/03/2015 14h 30m: Realização da segunda tarefa do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
Construção de uma representação do Teorema de Tales com o Geogebra (versão 5).

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 10/03/2015 14h 30m: Estudo do segundo módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
Exemplos de páginas com Arte, Tecnologia e Matemática:

Construção com o Geogebra para comparar ângulos internos e ângulos ao centro; demonstração visual da propriedade obtida.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 12/03/2015 14h 30m: Realização da tarefa do segundo módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a escolha de um exemplo de página com Arte, Tecnologia e Matemática, colocá-lo no Pinterest e comentá-lo.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 17/03/2015 14h 30m: Estudo do terceiro módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" para a realização de uma video-BD; escolha do tema de Matemática a trabalhar por cada aluno.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 19/03/2015 14h 30m: Começo da elaboração da tarefa do terceiro módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" para a realização de uma video-BD (sobre um tema de Matemática).

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 24/03/2015 14h 30m: Conclusão da tarefa do terceiro módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a realização de uma video-BD (sobre um tema de Matemática) e respetivo carregamento no YouTube e no Pinterest.
Videos didáticos produzidos na aula:

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 7/04/2015 14h 30m: Realização das tarefas dos módulos 4 e 5 do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a criação de albuns no Pinterest.
Dois exemplos:

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 9/04/2015 14h 30m: Conclusão do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a criação de videos no Youtube usando imagens criadas com o programa POLY.
Dois exemplos:

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 14/04/2015 14h 30m: Retificação de algumas tarefas do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC". Obtenção de uma certificação.
Trabalho com Geogebra: todo o triângulo inscrito numa semi-circunferência é retângulo. Potência de um ponto relativamente a uma circunferência.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 16/04/2015 14h 30m: O gráfico de uma função afim no Geogebra. Uso de seletores e do traço para estudar a variação do gráfico de uma função afim a partir dos seus parâmteros definidores.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 20/04/2015 14h 30m: Introdução ao uso de CAS no Geogebra.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 21/04/2015 14h 30m: O Geogebra no estudo de funções uSando a ferramenta CAS: manipulação algébrica, cálculo de derivadas e integrais, álgebra das matrizes.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 23/04/2015 14h 30m: Início do estudo do software Modellus.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 28/04/2015 14h 30m: Exploração do software Modellus: intepretações físicas de uma função quadrática, modelos matemáticos de movimentos vários.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 30/04/2015 14h 30m: As oportunidades oferecidas com o acesso a informação na internet. Páginas oficiais e de projetos. Exploração da página do ALEA e da Wikipedia.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 5/05/2015 14h 30m: As listas de discussão. Inscrição nas seguintes listas de discussão: Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port. O impacto do correio eletrónico na escola. Questão de "Leitura digital" usada na avaliação PISA 2012: clicar aqui. O impacto de outras formas de comunicação e partilha. O Facebook. O grupo "Recursos para Matemática" no Facebook: clicar aqui (5363 membros em 2/5/2015).

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 7/05/2015 14h 30m: Iniciação ao Geogebra 3D. Estudo de alguns exemplos de Andreas Lindner: Texto e apliquetas.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 19/05/2015 14h 30m: Atividades com o Geogebra 3D: construção de pirâmides, interseção com planos, animação para evidenciar a variação da forma da interseção.

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 26/05/2015 14h 30m: Construção simplificada de páginas web: o ponto de vista do professor (1ª parte).

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 26/05/2015 17h 30m: Construção simplificada de páginas web: o ponto de vista do professor (2ª parte).

13contempbu.gif height=22 width=22 (1205 bytes) 28/05/2015 14h 30m: Construção simplificada de páginas web: o ponto de vista do professor (conclusão).

13contempbar.gif (2601 bytes)

13contempbk.gif (1152 bytes)13contempmail.gif (1644 bytes)13contempfwd.gif (1153 bytes)
 


Retroceder: Página de apoio a Aulas

noniusNONIUS-Arquivo Electrónico de Matemática

departDepartmento de Matemática da Universidade de Coimbra

univUniversidade de Coimbra


Esta página foi desenhada com o apoio de