|
2014/2015 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática) (do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário) SUMÁRIOS 10/02/2015 14h 30m: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das ferramentas computacionais.
12/02/2015 14h 30m: Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra (versão 5). Potencialidades do software.
17/02/2015 14h 30m: Primeiras atividades com o Geogebra: retas, polígonos e ângulos. Construção da bissetriz com a régua e o compasso.
19/02/2015 14h 30m: Atividades com o Geogebra com os pontos notáveis de um triângulo: incentro, circuncentro, ortocentro e baricentro.
24/02/2015 14h 30m: Teorema de Pitágoras com o Geogebra. Trapézios com o Geogebra. Determinação da área de um trapézio.
26/02/2015 14h 30m: Ponto da situação sobre o MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
3/03/2015 14h 30m: Realização da primeira tarefa do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
5/03/2015 14h 30m: Realização da segunda tarefa do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
10/03/2015 14h 30m: Estudo do segundo módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC".
12/03/2015 14h 30m: Realização da tarefa do segundo módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a escolha de um exemplo de página com Arte, Tecnologia e Matemática, colocá-lo no Pinterest e comentá-lo.
17/03/2015 14h 30m: Estudo do terceiro módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" para a realização de uma video-BD; escolha do tema de Matemática a trabalhar por cada aluno.
19/03/2015 14h 30m: Começo da elaboração da tarefa do terceiro módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" para a realização de uma video-BD (sobre um tema de Matemática).
24/03/2015 14h 30m: Conclusão da tarefa do terceiro módulo do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a realização de uma video-BD (sobre um tema de Matemática) e respetivo carregamento no YouTube e no Pinterest.
7/04/2015 14h 30m: Realização das tarefas dos módulos 4 e 5 do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a criação de albuns no Pinterest.
9/04/2015 14h 30m: Conclusão do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC" com a criação de videos no Youtube usando imagens criadas com o programa POLY.
14/04/2015 14h 30m: Retificação de algumas tarefas do MOOC da OEI designado por "Artes y Tecnologías para Educar de IBERTIC". Obtenção de uma certificação. 16/04/2015 14h 30m: O gráfico de uma função afim no Geogebra. Uso de seletores e do traço para estudar a variação do gráfico de uma função afim a partir dos seus parâmteros definidores. 20/04/2015 14h 30m: Introdução ao uso de CAS no Geogebra. 21/04/2015 14h 30m: O Geogebra no estudo de funções uSando a ferramenta CAS: manipulação algébrica, cálculo de derivadas e integrais, álgebra das matrizes. 23/04/2015 14h 30m: Início do estudo do software Modellus. 28/04/2015 14h 30m: Exploração do software Modellus: intepretações físicas de uma função quadrática, modelos matemáticos de movimentos vários. 30/04/2015 14h 30m: As oportunidades oferecidas com o acesso a informação na internet. Páginas oficiais e de projetos. Exploração da página do ALEA e da Wikipedia. 5/05/2015 14h 30m: As listas de discussão. Inscrição nas seguintes listas de discussão: Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port. O impacto do correio eletrónico na escola. Questão de "Leitura digital" usada na avaliação PISA 2012: clicar aqui. O impacto de outras formas de comunicação e partilha. O Facebook. O grupo "Recursos para Matemática" no Facebook: clicar aqui (5363 membros em 2/5/2015). 7/05/2015 14h 30m: Iniciação ao Geogebra 3D. Estudo de alguns exemplos de Andreas Lindner: Texto e apliquetas. 19/05/2015 14h 30m: Atividades com o Geogebra 3D: construção de pirâmides, interseção com planos, animação para evidenciar a variação da forma da interseção. 26/05/2015 14h 30m: Construção simplificada de páginas web: o ponto de vista do professor (1ª parte). 26/05/2015 17h 30m: Construção simplificada de páginas web: o ponto de vista do professor (2ª parte). 28/05/2015 14h 30m: Construção simplificada de páginas web: o ponto de vista do professor (conclusão).
|
Retroceder: Página de apoio a Aulas
Departmento de Matemática da Universidade de Coimbra