|
2014/2015 - Meios Computacionais no Ensino (da Matemática) (do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário) 1º trabalho Realização de um projeto em GEOGEBRA. Deve construir dois triângulos, um isósceles não equilátero e um equilátero. Cada construção feita deve ser justificada usando as propriedades conhecidas da Geometria euclidiana. Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 3 ficheiros anexos, sendo que dois deles devem incluir as 2 construções em 2 ficheiros separados e o terceiro deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde sejam justificadas as construções. Prazo: 27 de fevereiro de 2015. Realização de um projeto em GEOGEBRA. Deve explorar, usando seletores, a variação do gráfico de uma função quadrática quando os parâmetros que a definem variam. Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos, sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde sejam descritas as variações do gráfico no contexto da construção efetuada. Prazo: 27 de abril de 2015 Realização de um projeto em GEOGEBRA. Uso do módulo CAS para determinação de pontos de inflexão de funções polinomiais do 5º grau. Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos, sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde sejam analisado o comportamento da função no contexto do estudo. Prazo: 4 de maio de 2015 Uma catenária é o gráfico de uma função hiperbólica do tipo$$y = a \cosh \frac{x}{a} $$ em que$$a$$ é um parâmetro. Deve realizar um trabalho usando o software Modellus em que modele matematicamente, usando uma catenária, os seguintes dois objetos: Cadeia de metal Arco invertido Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 3 ficheiros anexos, sendo que dois deles devem incluir as construções no Modellus com cada uma das imagens e o segundo deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde seja comparada a adequação do modelo matemática à fotografia fornecida. Uma das fotografias, à escolha do aluno, deve incluir a comparação com um modelo matemático parabólico (deve sobrepôr uma parábola ao objeto, ao mesmo tempo da catenária). Prazo: 11 de maio de 2015 Realização de um projeto em GEOGEBRA 3D. Deve explorar as interseções de um cubo com um plano em diferentes posições. Deve ser enviada para o professor uma mensagem contendo 2 ficheiros anexos, sendo que um deles deve incluir a construção e o segundo deve ser um ficheiro, elaborado num processador de texto qualquer, onde sejam descritas as diferentes figuras geométricas obtridas pela interseção de um plano com um cubo. Prazo: 12 de junho de 2015 Elaboração de uma página pessoal que contenha todos os trabalhos realizados nas aulas, os 5 outros trabalhos obrigatórios realizados na disciplina, assim como algumas ligações para páginas discutidas nas aulas. Prazo: 12 de junho de 2015
|
Retroceder: Página de apoio a Aulas
Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra