2022/2023 - Meios
Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado
em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e
no Secundário)
SUMÁRIOS
7/02/2023 14h30: Apresentação da disciplina e da página
da disciplina; métodos de avaliação.
Projetos em que esta disciplina vai estar envolvida: Dia Internacional da Matemática, Etwinning, MathCityMap.
Dia Internacional da Matemática 2023: o que poderemos fazer: IDM314
O que é um MOOC. Alguns exemplos.
MOOC: "Cenários de Aprendizagem Ativa"(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Primeiros Passos"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "CiberSegurança nas Escolas"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "A Europeana na sala de aula"
O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)..
MOOC: "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
(MENTEP (Mentoring Technology-Enhanced Pedagogy) project).
MOOC: "Pre-University Calculus"
(TU Delft Online Learning).
MOOC: "Scratch: Programming for Teachers"
(TU Delft Online Learning).
Início da frequência do curso MOOC: "Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Próximo Nível"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
14/02/2023 14h30:
Continuação do MOOC: "Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Próximo Nível"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
Dia Internacional da Matemática 2023: o desafio para 2023: DESAFÍO CÓMIC
21/02/2023 14h30:
Tolerância de ponto.
28/02/2023 14h30:
Continuação do MOOC: "Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Próximo Nível"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
7/03/2023 14h30:
Exploração da aplicação MathCityMap
(produto do projeto europeu MASCE - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe).
O que é um Trilho Matemático
Escolas associadas:
14/03/2023 14h30:
Dia Internacional da Matemática 2023
PALESTRAS nas ESCOLAS com ALUNOS: "A Matemática na Exploração Espacial"
Atividades promovidas em Escolas:
21/03/2023 14h30:
Projetos Europeus Scientix e Europeana.
2023 STEM Discovery Campaign. The 2023 STEM Discovery Campaign is a joint international initiative organised by Scientix that invites educators, projects, organisations, libraries, schools, universities, youth clubs and all the interested stakeholders across Europe and the world to celebrate careers and studies in the fields of Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). The campaign runs from 1 February to 30 April 2023, with a peak of activities from 24-30 April.
Europeana Education Competition 2023, the Europeana Education Competition 2023 is open to all teachers in primary, secondary and post-secondary education, VET and special education of any subject, museum educators, and other CHI professionals (like librarians, archivists, curators and other non-formal educators) – to find innovative ways of using Europeana arts and digital science heritage in their educational activities and share their story of implementation about it!
28/03/2023 14h30:
Início do trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o FileZilla
11/04/2023 14h30:
Sessão dedicada ao Dia Internacional da Matemática 2023: IDM314
18/04/2023 14h30:
Continuação do trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o FileZilla
2/05/2023 14h30:
Inclusão nas páginas pessoais dos estudantes de outros trabalhos,
como os constantes da página geral do Geogebra.
Exemplos discutidos na aula.
9/05/2023 14h30:
Trabalho com o software
Desmos.
Exemplos:
16/05/2023 14h30:
Exploração dos trilhos construídos com a aplicação
MathCityMap
(produto do projeto europeu MASCE - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe),
usando a Sala de Aula digital.
Retroceder: Página de apoio a Aulas
NONIUS-Arquivo
Electrónico de
Departamento
de Matemática da Universidade de Coimbra
Universidade
de Coimbra
Esta página foi desenhada com o apoio de
|