NONIUS
nš11 ISSN 0870-7669 Abril de 1988
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

O USO DOS COMPUTADORES NA APRENDIZAGEM
E NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O texto seguinte é uma posição oficial do NCTM
(uma Associação de professores de matemática dos Estados Unidos),
adoptada em Setembro de 1987.

A tecnologia computacional está a modificar os modos de usar a Matemática; consequentemente, o conteúdo dos programas de Matemática e os métodos pelos quais a Matemática é ensinada estão a mudar. Os estudantes devem continuar a estudar conteúdos matemáticos apropriados, e também devem ser capazes de reconhecer quando e como usar efectivamente computadores quando trabalharem com matemática. Os professores devem saber como e quando usar as ferramentas da tecnologia computacional para desenvolver e aumentar a compreensão matemática dos seus alunos.

É posição do "National Council of Teachers of Mathematics" que o computador é uma ferramenta apropriada que pode ser usada de uma variedade de maneiras para o enriquecimento da apreendizagem, ensino e avaliação em matemática. São portanto necessárias mudanças nos curricula de matemática, nos métodos de ensino, no acesso ao hardware e software computacional, e na formação de professores:

 

• 0 conteúdo da disciplina de matemática deve ser modificado para reflectir as mudanças trazidas pela tecnologia computacional. Revisões curriculares devem incluir a eliminação de tópicos que já não são úteis, a adição de tópicos que adquiriram uma nova importância, e a retenção de tópicos que se mantêm importantes. Na implementação dos curricula revistos, os educadores devem assegurar-se que o tempo e ênfase reservados aos diversos tópicos são consistentes com a sua importância numa idade de cada vez maior acesso à tecnologia. Os materiais educacionais que capitalizem o poder dos computadores devem continuar a ser desenvolvidos para os alunos de todos os níveis de ensino.

• Os professores devem usar os computadores como ferramentas para auxiliar os alunos na exploração e descoberta de conceitos, na transição de experiências concretas para as ideias matemáticas abstractas, na prática de rotinas, e no processo de resolução de problemas. No ensino da matemática os computadores devem ser auxiliares do ensino, e não o objectivo do ensino. De modo idêntico, as actividades de programação de computadores na aula de matemática devem ser utilizadas para apoiar o ensino da matemática; não devem ser o objectivo do ensino. A quantidade de tempo lectivo gasto pelos alunos na aprendizagem de uma linguagem de programação deve ser consistente com os ganhos esperados na compreensão matemática.

• As escolas devem estar equipadas com computadores, periféricos, e programas em quantidade e qualidade suficientes para poderem ser usados de modo consistente no ensino e aprendizagem da matemática. Cada aula em que se ensine matemática deveria ser equipada com hardware que inclua um ecran gigante. Laboratórios de computação devem ser postos à disposição de todos os alunos de modo regular para uma maior exploração de tópicos de matemática por indivíduos ou grupos. A administração escolar deve orçamentar a aquisição contínua, manutenção e melhoramento dos equipamentos computacionais e programas existentes para uso na sala de aula e laboratórios de computação, em todos os níveis de escolaridade.

• A todos os professores de matemática em formação inicial ou contínua deve ser ensinado o uso de computadores no ensino da matemática e na análise dos curricula para modificações relacionadas com o uso da tecnologia. Os professores devem ser preparados para elaborar aulas e sessões de laboratório que integrem o uso do computador de modo que seja promovida a interacção entre os alunos, os computadores e o professor. Os professores de matemática devem ser capazes de seleccionar e usar programas computacionais para uma variedade de actividades tais como simulação, geração e análise de dados, resolução de problemas, análise de gráficos e prática.

Os professores de matemática devem ser capazes de usar de modo apropriado uma variedade de ferramentas computacionais, tais como linguagens de programação e folhas de cálculo, na aula de matemática. Por exemplo, os professores devem ser capazes de identificar tópicos para os quais exprimir um algoritmo como um programa de computador melhore a compreensão do aluno, e devem ser capazes de elaborar ou modificar programas para que se adequem às necessidades das turmas ou dos indivíduos. O manter-se actualizado com os avanços da tecnologia permitirá que os professores de matemática usem as melhores e mais eficientes ferramentas disponíveis.

Mudanças nos curricula e na disponibilidade de computadores e programas de computador não são suficientes para garantir que os professores usarão os computadores de modo apropriado. Programas de formação contínua devem ser imediatamente implementados para ajudar os professores a tirar partido do poder único do computador como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da matemática.

(sublinhados da redacção)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 11] [ Menu Principal ]