nš11
ISSN 0870-7669 Abril
de 1988
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
O USO DOS COMPUTADORES NA APRENDIZAGEM
E NO ENSINO DA MATEMÁTICA
O texto seguinte é uma posição oficial do NCTM
(uma Associação de professores de matemática dos Estados Unidos),
adoptada em Setembro de 1987.
A tecnologia computacional está a modificar os modos de usar a Matemática; consequentemente, o conteúdo dos programas de Matemática e os métodos pelos quais a Matemática é ensinada estão a mudar. Os estudantes devem continuar a estudar conteúdos matemáticos apropriados, e também devem ser capazes de reconhecer quando e como usar efectivamente computadores quando trabalharem com matemática. Os professores devem saber como e quando usar as ferramentas da tecnologia computacional para desenvolver e aumentar a compreensão matemática dos seus alunos.
É posição do "National Council of Teachers of Mathematics" que o computador é uma ferramenta apropriada que pode ser usada de uma variedade de maneiras para o enriquecimento da apreendizagem, ensino e avaliação em matemática. São portanto necessárias mudanças nos curricula de matemática, nos métodos de ensino, no acesso ao hardware e software computacional, e na formação de professores:
0 conteúdo da disciplina de matemática deve ser modificado para reflectir as mudanças trazidas pela tecnologia computacional. Revisões curriculares devem incluir a eliminação de tópicos que já não são úteis, a adição de tópicos que adquiriram uma nova importância, e a retenção de tópicos que se mantêm importantes. Na implementação dos curricula revistos, os educadores devem assegurar-se que o tempo e ênfase reservados aos diversos tópicos são consistentes com a sua importância numa idade de cada vez maior acesso à tecnologia. Os materiais educacionais que capitalizem o poder dos computadores devem continuar a ser desenvolvidos para os alunos de todos os níveis de ensino.
Os professores devem usar os computadores como ferramentas para auxiliar os alunos na exploração e descoberta de conceitos, na transição de experiências concretas para as ideias matemáticas abstractas, na prática de rotinas, e no processo de resolução de problemas. No ensino da matemática os computadores devem ser auxiliares do ensino, e não o objectivo do ensino. De modo idêntico, as actividades de programação de computadores na aula de matemática devem ser utilizadas para apoiar o ensino da matemática; não devem ser o objectivo do ensino. A quantidade de tempo lectivo gasto pelos alunos na aprendizagem de uma linguagem de programação deve ser consistente com os ganhos esperados na compreensão matemática.
As escolas devem estar equipadas com computadores, periféricos, e programas em quantidade e qualidade suficientes para poderem ser usados de modo consistente no ensino e aprendizagem da matemática. Cada aula em que se ensine matemática deveria ser equipada com hardware que inclua um ecran gigante. Laboratórios de computação devem ser postos à disposição de todos os alunos de modo regular para uma maior exploração de tópicos de matemática por indivíduos ou grupos. A administração escolar deve orçamentar a aquisição contínua, manutenção e melhoramento dos equipamentos computacionais e programas existentes para uso na sala de aula e laboratórios de computação, em todos os níveis de escolaridade.
A todos os professores de matemática em formação inicial ou contínua deve ser ensinado o uso de computadores no ensino da matemática e na análise dos curricula para modificações relacionadas com o uso da tecnologia. Os professores devem ser preparados para elaborar aulas e sessões de laboratório que integrem o uso do computador de modo que seja promovida a interacção entre os alunos, os computadores e o professor. Os professores de matemática devem ser capazes de seleccionar e usar programas computacionais para uma variedade de actividades tais como simulação, geração e análise de dados, resolução de problemas, análise de gráficos e prática.
Os professores de matemática devem ser capazes de usar de modo apropriado uma variedade de ferramentas computacionais, tais como linguagens de programação e folhas de cálculo, na aula de matemática. Por exemplo, os professores devem ser capazes de identificar tópicos para os quais exprimir um algoritmo como um programa de computador melhore a compreensão do aluno, e devem ser capazes de elaborar ou modificar programas para que se adequem às necessidades das turmas ou dos indivíduos. O manter-se actualizado com os avanços da tecnologia permitirá que os professores de matemática usem as melhores e mais eficientes ferramentas disponíveis.
Mudanças nos curricula e na disponibilidade de computadores e programas de computador não são suficientes para garantir que os professores usarão os computadores de modo apropriado. Programas de formação contínua devem ser imediatamente implementados para ajudar os professores a tirar partido do poder único do computador como uma ferramenta para o ensino e aprendizagem da matemática.
(sublinhados da redacção)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 11] [ Menu Principal ]