nº22 ISSN
0870-7669 Janeiro 1990
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
AS CALCULADORAS NOS NOVOS PROGRAMAS DE MATEMATICA
(extractos)Actividades com calculadoras apareceram finalmente pela primeira vez de uma forma oficial no ensino da matemática em Portugal; com efeito podem ser encontradas largas referências a actividades com calculadoras nas "Propostas de Novos Programas de matemática para os 1¼, 2¼ e 3¼ ciclos" (versão de Setembro de 1989). No "nonius" apareceram já vários textos que pretenderam dar ideias de como as calculadoras podem ser úteis no ensino da matemática.
Para que as calculadoras possam ser efectivamente utilizadas com proveito no a aula de matemática, os professores têm, naturalmente, que receber formação adequada.
Um primeiro passo, no entanto, deve ser uma reflexão aprofundada sobre aquilo que aparece nos programas oficiais (que não é necessariamente o mais correcto, e também por isso mesmo necessita de uma reflexão). Aproveitando até o período de experimentação dos novos programas, e portanto numa fase em que aqueles podem ser alterados, a reflexão pode ir ao ponto de se fazerem sugestões ao Ministério da Educação. O "nonius" põe as suas páginas à disposição das pessoas interessadas em entrar nesse debate.
Nesse sentido, neste número do "nonius" transcrevemos as principais passagens que, nas propostas de novos programas dos 2º e 3º ciclos, se relacionam directamente com o uso das calculadoras. Claro que esta transcrição não dispensa uma leitura global dos novos programas, mas permite desde já chamr a tenção para um certo número de inovações importantes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
2º ciclo"Objectivos Gerais do 2º ciclo:
CAPACIDADES/APTIDÕES Desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção do real
Utilizar a calculadora para explorar e desenvolver conceitos matemáticos, comprovar estimativas de resultados, efectuar cálculos morosos"
4. Conteúdos de aprendizagem
Números e cálculoA calculadora é uma realidade no quotidiano dos jovens. A sua vulgarização impõe que se considerem alterações quer dos conhecimentos a adquirir, quer dos métodos a utilizar, embore continue a considerar-se indispensável que os alunos efectuem cálculos com papel e lápis. Assim, privilegia-se o trabalho com números na forma decimal, dá-se um certo ênfase ao cálculo mental e à estimação e aligeira-se o cálculo com números representados por fracções.
A experiência tem mostrado que os alunos, libertos das preocupações do cálculo se tornam mais confiantes e persistentes na resolução de problemas, actividade fundamental no contexto deste programa. A calculadora será então usada, não só como instrumento de cálculo mas também para experimentação e pesquisa."
5. linha metodológica
5.3 MateriaisAs calculadoras que já fazem parte da vida corrente, são hoje instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de aptidões ligadas ao cálculo, assim como meios facilitadores e incentivadores do espírito de pesquisa.
A sua utilização faz parte integrante deste programa."
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
3º ciclo
"Objectivos Gerais do 3º ciclo:
CAPACIDADES/APTIDÕES Desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção do real.
Utilizar adequadamente a calculadora, e sempre que possível o material informático tirando partido das suas potencialidades"
"4. Conteúdos de aprendizagem
Números e cálculoA vulgarização de instrumentos como as calculadoras, impõe neste programa do 3¼ ciclo, tal como aconteceu no 2¼, que se considerem alterações quer dos conheci-mentos a adquirir, quer dos métodos a utilizar.
Privilegia-se o trabalho com números na forma decimal, aperfeiçoa-se o cálculo mental e à estimação, dá-se menos ênfase às técnicas de cálculo com fracções e com polinómios. Excluem-se deste programa as operações com radicais; as noções de raiz quadrada e raiz cúbica são introduzidas desde o início do 7¼ ano, sendo trabalhadas com o auxílio da calculadora.
Além de instrumento de cálculo, a calculadora será como instrumento de experimentação e pesquisa, permitindo rapidamente testar hipóteses, encontrar contra-exemplos...."
"5. linha metodológica
5.3 MateriaisAs calculadoras que já fazem parte da vida corrente, são hoje instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de aptidões ligadas ao cálculo, assim como meios facilitadores e incentivadores do espírito de pesquisa.
A sua utilização faz parte integrante deste programa."
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 22] [ Menu Principal ]