Planificação de aula
Todos os dias os professores estão sujeitos a
elaborar, ler e intrepertar documentos. Um dos que mais fazem,
principalmente no inicio de carreira, são as planificações das
aulas que têm de lecionar. Desta forma, uma das componentes de
avaliação da cadeira foi a estruturação e preparação de uma aula
utilizando apenas os materiais disponibilizados online pelas
editoras.
A minha planificação é direcionada para o 11º
ano, com duração de 90 min e tem como principal tema a "Lei dos
Senos". Consulte-o
aqui.
No início
do semestre o professor Jaime aconselhou que a turma fizesse
um curso online sobre o eTwinning. O curso, Trabalho
colaborativo com o eTwinning: primeiros passos,
incluía algumas instruções e tutoriais sobre a plataforma e
algumas das suas funcionalidades. A última atividade, de cariz
obrigatório para a conclusão do curso, consistia na criação e
publicação de um projeto na plataforma eTwinning.
Uma vez que ainda não sou professora, o
projeto elaborado seria então uma ideia para o futuro e que
gostaria muito de implementar. Desta forma, deixo aqui o que
pensei:
Matemática
Divertida
|
Os jogos
matemáticos são uma boa maneira para tentar cativar os
interesses dos alunos pela Matemática.
Desta forma, neste projeto,
pretendemos que alguns professores tentem inserir em,
pelo menos, uma aula semanal uns 20 minutos dedicados a
um determinado jogo matemático, com o intuito de
analisar se o raciocínio matemático desses alunos irá
aumentar.
Para os alunos, os principais
objetivos a atigir são:
- Despertar o interesse pela matemática
- Proporcionar um momento de lazer e aprendizagem, em
simultâneo
- Promover o raciocínio matemático
- Desenvolver a comunicação matemática
- Fomentar (mais) o gosto pela matemática
Espera-se, então, que os alunos
gostem desta iniciativa e que a recebam de bom grado.
Depois da realização de cada
jogo, o professor deverá fazer um balanço geral e registar
o testemunho de cada aluno sobre o que aprendeu com
determinado jogo. |
Infelizmente, para se poder
publicar o projeto era necessário fazer-se parceria com alguém
que estivesse interessado no mesmo projeto e, eu não consegui
fazer com ninguém. Por isso, e de modo a concluir o curso tive
de encontrar outro projeto e associar-me a ele. Encontrei
então o projeto da minha colega Ana Rita Carvalho e juntei-me
ao projeto dela.
Depois disso, consegui finalizar o curso.
O Happy@UC consistia numa
experiência inovadora de colocar a aula em “pausa” para “5/10
min de Reboot time” em momentos de maior desconcentração e/ou
cansaço dos estudantes, recorrendo a técnicas validadas de
respiração, mindfulness e relaxamento, para aumentar a energia
e recuperar o estado de atenção.
Apenas participei no grupo da aula, mas
admito que o tempo utilizado para tal era bastante bom e que,
para mim, fazia mesmo a diferença.
Deixo aqui um testemunho da minha colega Margarida
Marques.