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Planificação de aula


   
    Todos os dias os professores estão sujeitos a elaborar, ler e intrepertar documentos. Um dos que mais fazem, principalmente no inicio de carreira, são as planificações das aulas que têm de lecionar. Desta forma, uma das componentes de avaliação da cadeira foi a estruturação e preparação de uma aula utilizando apenas os materiais disponibilizados online pelas editoras.
    A minha planificação é direcionada para o 11º ano, com duração de 90 min e tem como principal tema a "Lei dos Senos". Consulte-o aqui.













    No início do semestre o professor Jaime aconselhou que a turma fizesse um curso online sobre o eTwinning.  O curso, Trabalho colaborativo com o eTwinning: primeiros passos, incluía algumas instruções e tutoriais sobre a plataforma e algumas das suas funcionalidades. A última atividade, de cariz obrigatório para a conclusão do curso, consistia na criação e publicação de um projeto na plataforma eTwinning.
    Uma vez que ainda não sou professora, o projeto elaborado seria então uma ideia para o futuro e que gostaria muito de implementar. Desta forma, deixo aqui o que pensei:



 Matemática Divertida
    Os jogos matemáticos são uma boa maneira para tentar cativar os interesses dos alunos pela Matemática.
    Desta forma, neste projeto, pretendemos que alguns professores tentem inserir em, pelo menos, uma aula semanal uns 20 minutos dedicados a um determinado jogo matemático, com o intuito de analisar se o raciocínio matemático desses alunos irá aumentar.

     Para os alunos, os principais objetivos a atigir são:

  • Despertar o interesse pela matemática
  • Proporcionar um momento de lazer e aprendizagem, em simultâneo
  • Promover o raciocínio matemático
  • Desenvolver a comunicação matemática
  • Fomentar (mais) o gosto pela matemática

     Espera-se, então, que os alunos gostem desta iniciativa e que a recebam de bom grado.
     Depois da realização de cada jogo, o professor deverá fazer um balanço geral e registar o testemunho de cada aluno sobre o que aprendeu com determinado jogo.


    Infelizmente, para se poder publicar o projeto era necessário fazer-se parceria com alguém que estivesse interessado no mesmo projeto e, eu não consegui fazer com ninguém. Por isso, e de modo a concluir o curso tive de encontrar outro projeto e associar-me a ele. Encontrei então o projeto da minha colega Ana Rita Carvalho e juntei-me ao projeto dela.
    Depois disso, consegui finalizar o curso.














    O Happy@UC consistia numa experiência inovadora de colocar a aula em “pausa” para “5/10 min de Reboot time” em momentos de maior desconcentração e/ou cansaço dos estudantes, recorrendo a técnicas validadas de respiração, mindfulness e relaxamento, para aumentar a energia e recuperar o estado de atenção.
    Apenas participei no grupo da aula, mas admito que o tempo utilizado para tal era bastante bom e que, para mim, fazia mesmo a diferença.
    Deixo aqui um testemunho da minha colega Margarida Marques.