Neste primeiro trabalho realizado na
plataforma GeoGebra pretendemos concretizar o 4º
trabalho da disciplina Meios Computacionais no Ensino da
Matemática do curso Mestrado em Ensino da Matemática no
3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário:
"Trabalho em
Geogebra sobre um tema livre, a colocar na conta do
estudante na página oficial do Geogebra. Deve incluir as
seguintes caraterísticas:
a) deve ser uma
página diversificada, contendo informação complementar
de pelo menos dois tipos diferentes à escolha de entre:
video, apliqueta Geogebra, imagem, página Web, ficheiro
PDF;
b) deve conter
pelo menos uma apliqueta Geogebra interativa, contendo
pelo menos um seletor móvel;
c) na página
pessoal deve ser colocado um link para o trabalho
juntamente com alguma informação introdutória sobre o
trabalho.
Os ficheiros
Geogebra que foram produzidos para o projeto devem ser
carregado em zona própria no InforEstudante."
Criámos então
um livro no GeoGebra onde tentámos aproveitar para
abordar uma matéria até agora presente no programa de
Matemática A do 11º ano do Ensino Secundário: Produto
escalar (ou interno) de vetores, pretendendo com isto
tornar este trabalho ainda mais rico no sentido de poder
ser utilizado em contexto de ensino/aprendizagem. Este
livro serviu também como base para outro trabalho desta
disciplina de MCEM: o de realizar um plano de aula.
Assim, aproveitámos para conjugar ambos os trabalhos no
âmbito de os tornar mais completos, uma vez que tentámos
que eles se complementassem, tanto na parte teórica como
na parte da representação geométrica.
Deixamos também
o link para este trabalho na plataforma GeoGebra: Livro
GeoGebra Produto Escalar de Vetores
De seguida deixamos
algumas explorações que fizemos no GeoGebra durante as aulas
de MCEM. O intuito principal foi descobrir e treinar algumas
das potencialidades da plataforma mas nunca deixámos de
brincar um pouco com a Matemática.
Neste
primeiro exemplo exploraram-se várias possibilidades de
construções relacionadas com um triângulo e conseguem-se ver
algumas consequências nessas construções consoante alteramos
o triângulo (por exemplo, o que acontece ao ortocentro (o
ponto N) e ao circuncentro (o ponto M) quando o triângulo é
acutângulo, retângulo ou obtusângulo).
Na
figura seguinte representa-se a interseção de um cílindro e
de um plano.
O cílindro tem bases de raio 2 centradas nos pontos A e B.
O plano passa
pelos pontos A, C (na superfície lateral do cílindro e
exterior às bases) e D (ponto exterior ao cílindro).
É possível alterar
os pontos A, B, C e D (o ponto D pode ser mudado através
de um seletor).
Animação
tridimensional envolvendo uma circunferência no espaço.
Podemos animar o ponto B: para começar/parar a animação
basta carregar no botão play/pause que está na definição
do ponto
Animação
tridimensional envolvendo duas circunferência no espaço.
Podemos animar o ponto B e/ou o ponto D (aqui as
consequências são bem mais diversificadas que no exemplo
anterior): para começar/parar a animação basta carregar
nos botões play/pause que estão nas definições de cada
ponto