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Eduardo José Caetano Branco

 

Trabalhos realizados com o software GeoGebra


GeoGebra




Neste primeiro trabalho realizado na plataforma GeoGebra pretendemos concretizar o 4º trabalho da disciplina Meios Computacionais no Ensino da Matemática do curso Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário:
"Trabalho em Geogebra sobre um tema livre, a colocar na conta do estudante na página oficial do Geogebra. Deve incluir as seguintes caraterísticas:
a) deve ser uma página diversificada, contendo informação complementar de pelo menos dois tipos diferentes à escolha de entre: video, apliqueta Geogebra, imagem, página Web, ficheiro PDF;
b) deve conter pelo menos uma apliqueta Geogebra interativa, contendo pelo menos um seletor móvel;
c) na página pessoal deve ser colocado um link para o trabalho juntamente com alguma informação introdutória sobre o trabalho.
Os ficheiros Geogebra que foram produzidos para o projeto devem ser carregado em zona própria no InforEstudante."

Criámos então um livro no GeoGebra onde tentámos aproveitar para abordar uma matéria até agora presente no programa de Matemática A do 11º ano do Ensino Secundário: Produto escalar (ou interno) de vetores, pretendendo com isto tornar este trabalho ainda mais rico no sentido de poder ser utilizado em contexto de ensino/aprendizagem. Este livro serviu também como base para outro trabalho desta disciplina de MCEM: o de realizar um plano de aula. Assim, aproveitámos para conjugar ambos os trabalhos no âmbito de os tornar mais completos, uma vez que tentámos que eles se complementassem, tanto na parte teórica como na parte da representação geométrica.
Deixamos também o link para este trabalho na plataforma GeoGebra: Livro GeoGebra Produto Escalar de Vetores






De seguida deixamos algumas explorações que fizemos no GeoGebra durante as aulas de MCEM. O intuito principal foi descobrir e treinar algumas das potencialidades da plataforma mas nunca deixámos de brincar um pouco com a Matemática.

Neste primeiro exemplo exploraram-se várias possibilidades de construções relacionadas com um triângulo e conseguem-se ver algumas consequências nessas construções consoante alteramos o triângulo (por exemplo, o que acontece ao ortocentro (o ponto N) e ao circuncentro (o ponto M) quando o triângulo é acutângulo, retângulo ou obtusângulo).






Na figura seguinte representa-se a interseção de um cílindro e de um plano.
O cílindro tem bases de raio 2 centradas nos pontos A e B.
O plano passa pelos pontos A, C (na superfície lateral do cílindro e exterior às bases) e D (ponto exterior ao cílindro).
É possível alterar os pontos A, B, C e D (o ponto D pode ser mudado através de um seletor).






Animação tridimensional envolvendo uma circunferência no espaço. Podemos animar o ponto B: para começar/parar a animação basta carregar no botão play/pause que está na definição do ponto






Animação tridimensional envolvendo duas circunferência no espaço. Podemos animar o ponto B e/ou o ponto D (aqui as consequências são bem mais diversificadas que no exemplo anterior): para começar/parar a animação basta carregar nos botões play/pause que estão nas definições de cada ponto




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MCEM 2022
Departamento de Matemática
Universidade de Coimbra