Biografia Académica
Dia Internacional da Matemática
Trabalhos com GeoGebra
Outros Trabalhos
Matemática na Net


Eduardo José Caetano Branco


Biografia Académica


Aluno do curso Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário

na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra






A minha formação académica:

Tomar:

"A EB1/JI dos Templários é um estabelecimento de ensino que funciona num edifício de tipologia definida como Projeto Especial, construído em 1978, sito na rua Coronel Luís Aparício, junto à Várzea Grande. Teve primeiro a denominação de Escola Primária n.º 1 de Tomar, depois Escola Básica nº 1 do 1.º Ciclo e, mais tarde, após publicação no Diário da República n.º 217, de 19 de Setembro de 2000, por decisão da escola, decorrente de consulta ao Conselho de Docentes, à Associação de Pais e à autarquia, que assim quiseram evidenciar a importância que a Ordem dos Templários teve para a cidade, Escola Básica n.º 1 do 1.º Ciclo dos Templários.

Acolheu turmas mistas desde o início do seu funcionamento, ao contrário das que a antecederam. No ano letivo de 2002/2003 passou a receber também turmas do ensino pré-escolar, tendo, então, assumido a denominação que tem hoje.

Existiram outras escolas, antecessoras desta, nesta zona da cidade: no final do século XIX, as escolas ditas ordinárias, que serviam a cidade e as freguesias, acolhiam elevado número de alunos, pelo que, a Câmara Municipal decidiu, em 31 de Agosto de 1896, solicitar do Governo a construção de uma Escola Primária Central Masculina, construção essa que veio a concretizar-se. Posteriormente, na mesma zona, coexistiram duas Escolas Primárias, uma feminina e outra masculina, as quais serviam a população escolar da freguesia de S. João Baptista

Nesta escola, épocas houve em que a população escolar, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, atingiu níveis muito elevados, obrigando ao funcionamento em regime duplo. Neste momento, conta apenas com sete turmas do 1.º CEB e duas do Ensino Pré-escolar.

Foi a sede do Agrupamento Horizontal Templários, integrou, mais tarde, o Agrupamento de Escolas Santa Iria e, no presente, faz parte do Agrupamento de Escolas Templários."

Nota: Este texto foi retirado da página: http://www.rbtomar.ipt.pt/?pagina=parceiros

"A Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclo Santa Iria, situada na rua Professor Gomes Correia, em Tomar, teve a sua origem mais remota no aparecimento do Ciclo Preparatório, em 1968. Como Escola Preparatória de Tomar, única na cidade, localizou-se ao lado da Escola Jácome Ratton, em pavilhões pré-fabricados que albergavam um elevado número de alunos.

Entretanto, ocupou em 1975/76, um edifício que fora do Liceu Nacional de Tomar com o nome de ESCOLA PREPARATÓRIA DE TOMAR – SECÇÃO.

A atual Escola Básica de 2º e 3º Ciclos Santa Iria de Tomar, sede do Agrupamento de Escolas Santa Iria, teve o seu início no ano letivo de 1977/78, resultando da necessidade de abrigar um elevado número de crianças/jovens que veio engrossar largamente a população escolar, em consequência da descolonização que tivera o seu início em 1974.

No ano letivo de 1984/85 tornou-se independente e deixou de ser “secção”, separando-se administrativamente da escola “sede”. Passou então a ser a ESCOLA PREPARATÓRIA N.º 2 DE TOMAR, com quadro administrativo e de professores próprio. Foi também nesse ano que se mudou para as instalações deixadas pela Escola Preparatória n.º 1 de Tomar (ex-sede) que, entretanto, se mudara para as suas novas instalações.

Aqui se deu início a um novo ciclo de escolas: o “ciclo velho” (a Escola Preparatória n.º 2 de Tomar, assim chamada por ter ocupado as velhas instalações) e o “ciclo novo” (a Escola Preparatória n.º 1 de Tomar, assim conhecida pelo facto de se ter mudado para as novas instalações).

O “ciclo velho” ocupou as velhas instalações da, outrora, escola sede, constituídas por pavilhões pré-fabricados, de rés do chão, com evidentes sinais de degradação e completamente desajustadas das condições climáticas. Aí se manteve até ao ano letivo de 1993/94.

A ESCOLA PREPARATÓRIA DE SANTA IRIA, com o nome próprio inspirado na santa padroeira da terra, como hoje a conhecemos, surgiu em 1993/94. Com a reforma do Ensino Básico, no ano seguinte (1994/95), houve que reformular também o nome, o qual passou a ser ESCOLA EB 2+3 SANTA IRIA.

Em 2002/3, com a reestruturação das escolas a nível local, passou a ser a sede do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SANTA IRIA - TOMAR, mantendo o seu nome próprio: ESCOLA BÁSICA DE 2.º E 3.º CICLOS SANTA IRIA.

Atualmente faz parte do Agrupamento de Escolas dos Templários."

Nota: Este texto foi retirado da página: http://www.rbtomar.ipt.pt/?pagina=parceiros
 

"A Escola Secundária Jácome Ratton é herdeira da “Escola de Desenho Industrial de Jácome Ratton”, fundada em 16 de maio de 1884. O nome de Jácome Ratton ter-lhe-á sido atribuído em homenagem ao célebre empreendedor industrial.

A Escola de Desenho Industrial Jácome Ratton começou por funcionar com 36 alunos noturnos e dois diurnos, na Casa Nova da rua da Capela, tendo sido, em 1887, transferida para o Palácio dos Valles, na rua Larga, hoje rua Marquês de Pombal. Em 1915, passou a designar-se “Escola de Carpintaria e Serralharia de Carruagens de Jácome Ratton”. Após autorização para o funcionamento do Curso Elementar de Comércio, as aulas técnicas foram transferidas para o Palácio Alvim, na rua Dr. Sousa, permanecendo as oficinas no Palácio dos Valles.

Passou, em 1925, a funcionar em edifícios próprios na rua da Graça, em terreno cedido pela Casa Manuel Mendes Godinho, com a designação de “Escola Industrial e Comercial de Jácome Ratton”.

Em 27 de Abril de 1958 foram inauguradas as presentes instalações, na Av. D. Maria II, tendo então passado a designar-se “Escola Industrial e Comercial de Tomar”. Assim se chamou até ao ano letivo de 1979/80, altura em que voltou a estar ligada ao nome do seu primeiro patrono – “Escola Secundária de Jácome Ratton”.

A Escola foi requalificada recentemente, no âmbito da segunda fase da Parque Escolar, tendo atualmente capacidade para o funcionamento de mais de cinquenta turmas.

No ano letivo 2012/13 passou a ser sede do Agrupamento Templários."

Nota: Este texto foi retirado da página: http://www.rbtomar.ipt.pt/?pagina=parceiros
 

Lisboa:




E como nem tudo é trabalho (e como mesmo esse pode ser feito em tantos e agradáveis sítios!) deixo-vos uma fotografia minha algo mais descontraída!
P.S.: O sorriso é porque estava finalmente a vislumbrar um caminho bonito para uma demonstração menos elegante! LOL


Foto Praia

Voltar ao início
MCEM 2022
Departamento de Matemática
Universidade de Coimbra