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Pedro Quaresma, Os meus Aviões
Pedro Quaresma
3 Agosto 2005
- Eagle 15t da Thunder Tiger:
- Avião de iniciação.
- Extra 300 da Hobbico:
- Semi-escala do Extra 300,
ARF.
- Difícil:
- Asa baixa. Construção a partir de
planos.
- Birdie Forty (Passarão)
- Avião para
acrobacia. Construção a partir dos
planos.
- Speedy Gonzalez ...
- Vários aviões para as corridas F3D
.
- Patinho Feio
- Hidroavoão "Drake II".
- Catalina
- Semi-escala do Catalina
PBY4.
- Passarinho
- Um ornitoptero :).
(Outubro de 2000)
- Eagle 15t da Thunder Tiger (?- )
-
- Envergadura:
- 1.18m
- Comprimento:
- 1.03m
- Área alar:
- 25.9dm2
- Peso:
- 1.4Kg
- Motor:
- OS 25FP (3,5cm3)
O "Eagle 15t" é um avião de iniciação (asa alta), para motores
de 2.5cm3 a 3.5cm3, sem ailerons e com boas qualidades de voo. A
construção é fácil de efectuar sendo que todas as peças (excepto o
motor e todo o equipamento de telecomando) veem de origem.
- Extra 300 da Hobbico (1998-?)
-
- Envergadura:
- 1.42m
- Comprimento:
- 1.13m
- Área alar:
- 35dm2
- Peso:
- 2.5Kg
- Motor:
- Royal 46BB ABC (7,5cm3)
O "Extra 300" é um avião, semi-escala, de acrobacia. Ainda não
tenho a experiência necessária (1998) para avaliar as suas
capacidades como avião de acrobacia mas, já voei com ele algumas
vezes e a minha apreciação é muito boa. Boas qualidades de voo,
manobras executadas com muito perfeição e uma aterragem fácil. Foi
experimentado por um aeromodelista já com experiência de acrobacia
e ele executou uma série de manobras de acrobacia com muita
facilidade.
R.I.P. - Após uma troca
de emissor, seguida de uma verifação incorrecta dos ailerons, o
"Extra 300" foi para o ar com o comando dos ailerons
trocados. Não preciso de explicar qual foi o resultado :(.
- Difícil (?-2005)
- Construção a partir de planos.
- Envergadura:
- 1.26m
- Comprimento:
- 1.09m
- Área alar:
- 33.75dm2
- Peso:
- 1.95Kg
- Motor:
- OS 40FP (6,5cm3)
O "Difícil", assim baptizado após o finalizar da componente de
recepção e controlo, é um avião de asa baixa mas supostamente
dócil. Já fiz alguns voos com ele e a apreciação é positiva, o
trem de aterragem está mal colocado (está como nos planos) o que
faz com que as descolagens e as aterragens sejam um pouco
problemáticas (já corrigi este problema), mas quanto ao voo não há
problemas. é um óptimo avião para a iniciação à acrobacia ou um
óptimo "segundo avião", é necessário contar que devido à sua
pequena envergadura e grande área alar é um avião muito
influênciado pelo vento. Foi construido integralmente por mim a
partir de uns planos que vieram na revista Modele Magazine. Eis
uma Reportagem fotográfica da
construção.
Neste momento (Outubro de 1999) está, de novo, no "estaleiro"
para algumas modificações, nomeadamente na colocação do berço do
trem de aterragem.
Já lhe modifiquei (Outubro de 2000) a colocação do
trem de aterragem tendo
ficado óptimo.
- Birdie Forty (Passarão) (?- )
-
Construção a partir dos planos.
- Envergadura:
- 1.56m
- Comprimento:
- 1.23m
- Área alar:
- 33,29dm2
- Peso:
- 2.21Kg
- Motor:
- Webra Speed 50 (8,3cm3)
Ainda em fase de afinação. Reportagem
fotográfica da construção, bem
é só um começo.
- Speedy Gonzalez (?-?)
- O meu "apressadinho", é um
"Doddger" da "Direct Connection" que eu comprei completo (só
faltava o receptor), após uma prova de Corridas à volta de pilares
(Q500).
- Área alar:
- 32.26dm2 (500 pol2)
- Peso:
- 1.77Kg
- Motor:
- Rossi 40, Q-500 (6,5cm3)
R.I.P. No seguimento de
um toque com a antena do meu rádio no cronometrista, sofreu um
acidente que se revelou fatídico.
- Penso Rápido (?-?)
- O meu "apressadinho" de substituição, é um
"Doddger" da "Direct Connection" que eu comprei completo (só
faltava o receptor). Servia como modelo de reserva até ao momento
em que à destruição total do "Speedy Gonzalez".
Como são iguais dispensa a imagem (poupar uns quantos bytes :)
- Área alar:
- 32.26dm2 (500 pol2)
- Peso:
- 1.77Kg
- Motor:
- Rossi 40, Q-500 (6,5cm3)
- Patinho Feio (2002- )
- É um "Drake II" que me foi
oferecido pelo meu amigo Art Lent (USA). É um hidro-avião
totalmente feito de esferóvite forrada a balsa.
- Envergadura:
- 1.25m
- Comprimento:
- 0.87m
- Área alar:
- 26.1dm2
- Peso:
- 1.26Kg
- Motor:
- Webra Glo-Star 20 (3,2cm3)
Reportagem fotográfica da
construção, para já só as fotografias.
- Catalina (2004- )
- Semi-escala do famoso Consolidated
PBY Catalina, ARF da Kyosho.
- Passarinho (7/2005- )
- Um ornitóptero de voo
livre. É uma autêntica gracinha.
Mais fotografias
- Extra 300
-
- Eagle 15t
-
- DiFícil
-
- Passarão ("Birdie Forty")
-
- Doddger
-
- Patinho Feio (Drake II)
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