meios computacionais


 

Professor: Dr. Jaime Carvalho e Silva                    

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Aulas/Sumários da disciplina




  • 22 de Fevereiro de 2012

    Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação; apresentação do 1º trabalho. Inscrição em listas de discussão. Exploração dos recursos das listas de discussão. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das listas de discussão.

  • 28 de Fevereiro de 2012

    Inscrição dos alunos em 5 listas de discussão ligadas ao ensino da Matemática. Diferentes modos de inscrição, dúvidas. Análise do conteúdo e objetivos de cada uma das 5 listas. Estudo de algumas discussões nas diversas listas e suas carcaterísticas. Discussão da participação relativamente reduzida nas discussões com listas que têm de 200 a mais de 1000 inscritos. Necessidade de uma dinâmica escolar diferente para aproveitar as oportunidades que já existem hoje.

  • 29 de Fevereiro de 2012

    Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Cinderella (versão 1 em língua portuguesa). Exemplo de criação de página de internet interativa:


  • 6 de Março de 2012

    Como criar páginas na internet no Departamento de Matemática. Problemas de segurança. Criação de uma primeira página. Criação de lugares geométricos e animações no Cinderella. Exemplos:
      Exemplo 1
      Exemplo de espirógrafo
      Exemplo 2 ( retirado da página do professor Jaime (exemplo 5), em Cinderella 2.6)

  • 7 de Março de 2012

    Mais exemplos com o Cinderella. Criação de exercícios interativos. Exemplos de anos anteriores:


  • 14 de Março de 2012

Exploração do YouTube. Inclusão de videos em páginas da internet.

Exploração de conteúdos da internet relativos à sucessão de Fibonacci. Colocação de vários elementos na página construída na disciplina.


  • 19 de Março de 2012

    Construção de páginas na internet. Página exemplo construída na aula:
    Página editada com o programa SeaMonkey

  • 20 de Março de 2012

    Exploração do programa POLY. Estudo dos sólidos arquimedianos e criação de uma página com exemplos:

      (Faltei nesta aula por isso coloco aqui os documentos do professor Jaime)

  • 21 de Março de 2012

    Referências ao projeto NRich da Universidade de Cambridge e One Minute Math (New Scientist). Introdução ao programa Modellus.

  • 27 de Março de 2012

Apresentação do projecto "Etudes Mathematiques" do Instituto Matemático Steklov. Curvas em coordenadas polares e paramétricas. Indice de Curvas Famosas. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril:
Modelo 1: movimento de duas partículas
Modelo 2: efeito estroboscópico no movimento de uma partícula

Para ver os trabalhos do Modellus clique aqui

  • 28 de Março de 2012

Modelo 3: Cair na Terra... Cair na Lua...
Modelo 4: Atou-se uma pedra a um fio...

Para ver os trabalhos do Modellus clique aqui

  • 10 de Abril de 2012

Atualização das páginas pessoais com os ficheiros criados com o programa Modellus. Criação de modelos matemáticos a partir de fotografias. Situações a usar:
Um trabalho realizado na aula:
Modelo da Ponte D. Maria com duas funções quadráticas.

Para ver o trabalho do Modellus clique aqui

  • 11 de Abril de 2012
O Grande Arco da cidade americana de St Louis tem a forma de uma catenária, conforme assinala a Wikipédia e a página de divulgação 'Maths in the City'. Eis um exemplo de modelação com o Modellus. A utilização de escalas adequadas é fundamental para o sucesso do nosso modelo.

  • 17 de Abril de 2012
Explorações Matemáticas na Internet. Exemplos e discussões.

  • 18 de Abril de 2012

    Iniciação ao uso do Moodle.

  • 24 de Abril de 2012

Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática.

  • 2 de Maio de 2012

    Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática (conclusão).

  • 15 de Maio de 2012

    Webinars: salas de aula do futuro?

  • 16 de Maio de 2012

    Atividades interativas em linha: exemplos com vetores. Variabilidade de terminologia associada ao tema vetores.

  • 22 de Maio de 2012

    Criação de uma página local com apliquetas.

  • 23 de Maio de 2012

    Conclusão da aula anterior.

  • 29 de Maio de 2012

    Atividades para alunos mais interessados: dificuldades da sua realização numa sala de aula, possibilidades alternativas, o exemplo do Nrich da Universidade de Cambridge.

  • 30 de Maio de 2012

    Revisão e discussão do uso de apliquetas interativas.

  • 5 de Junho de 2012

    Estudo de limites de sucessões usando apliquetas na internet. Visualização gráfica da definição de limite de sucessão.
    Um exemplo: Estudo de convergência

  • 6 de Junho de 2012

    Criação de páginas internet usando um processador de texto: exemplo de procedimento. A página do Professor David S. Richeson do Dickinson College, Carlisle, PA, EUA: riqueza e diversidade de meios de comunicação utilizados. Desafios ao professor de Matemática hoje: é possível melhorar substancialmente o ensino e a aprendizagem, usando as ferramentas mais simples disponíveis hoje, como as que foram vistas nesta cadeira. Usem-nas!




1º Trabalho



Inscrição na lista Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port. Escolha de duas mensagens de duas das listas (uma de cada lista) que ache interessante e que de algum modo justifique alguma vantagem do uso deste tipo de meio de comunicação. Elaboração de um relatório com 3 a 10 páginas (a enviar para a zona de trabalhos do Inforestudante, em formato PDF) contendo um resumo do conteúdo dessas mensagens e um relatório justificando o interesse e vantagem das mensagens escolhidas.

Relatório aqui


2º trabalho


 

3º trabalho


Ver um dos webinars da ERTE/PTE e refletir sobre a sala de aula do futuro. Para isso cada aluno deve carregar um texto contendo a resposta às duas questões:

  • O que aprendeu com o Webinar?
  • Que impactos prevê que no futuro tal meio de comunicação traga para o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula?

Relatório aqui










4º trabalho

 

Realização de um trabalho escrito incorporando um tema tirado da "Casa das Ciências" cuja ilustração seja feita apenas com imagens produzidas com os software POLY e CINDERELLA. Deve ter um mínimo de 2 ilustrações.
O trabalho deve ser carregado na página do Moodle da disciplina.

Relatório aqui                           +                    página sólidos geométricos


5º trabalho

 

Elaboração de uma página pessoal que contenha os quatro trabalhos realizados na disciplina, assim como algumas ligações para páginas discutidas nas aulas.

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