Aulas/Sumários da disciplina
                    
                  
                  - 
                        22 de Fevereiro de 2012 
 Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação; apresentação do 1º trabalho. Inscrição em listas de discussão. Exploração dos recursos das listas de discussão. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das listas de discussão. 
- 
                        28 de Fevereiro de 2012 
 Inscrição dos alunos em 5 listas de discussão ligadas ao ensino da Matemática. Diferentes modos de inscrição, dúvidas. Análise do conteúdo e objetivos de cada uma das 5 listas. Estudo de algumas discussões nas diversas listas e suas carcaterísticas. Discussão da participação relativamente reduzida nas discussões com listas que têm de 200 a mais de 1000 inscritos. Necessidade de uma dinâmica escolar diferente para aproveitar as oportunidades que já existem hoje. 
- 
                        29 de Fevereiro de 2012 
 Iniciação ao estudo do software de Geometria Dinâmica Cinderella (versão 1 em língua portuguesa). Exemplo de criação de página de internet interativa: 
 
 
- 
                        6 de Março de 2012 
 Como criar páginas na internet no Departamento de Matemática. Problemas de segurança. Criação de uma primeira página. Criação de lugares geométricos e animações no Cinderella. Exemplos: 
 Exemplo 1
 Exemplo de espirógrafo
 Exemplo 2 ( retirado da página do professor Jaime (exemplo 5), em Cinderella 2.6)
- 
                        7 de Março de 2012 
 Mais exemplos com o Cinderella. Criação de exercícios interativos. Exemplos de anos anteriores: - Exemplos com o Cinderella discutidos na aula
- Tangente a uma circunferência apenas com algumas ferramentas.
- Três circunferências tangentes: há uma circunferência que passa pelos 3 pontos de tangência e é perpendicular às 3 circunferências no ponto de tangência.
- Quatro circunferências tangentes: há uma circunferência que passa pelos 4 pontos de tangência.
 - Exercícios interactivos com o Cinderella feitos na aula
- Determinação do ponto médio de um segmento.
- Divisão de um segmento em três partes iguais.
 
 
- 14 de Março de 2012
Exploração do YouTube. Inclusão de videos em páginas da internet.
Exploração de conteúdos da internet relativos à sucessão de Fibonacci. Colocação de vários elementos na página construída na disciplina.
- 19 de Março
                          de 2012
 Construção de páginas na internet. Página exemplo construída na aula: 
 Página editada com o programa SeaMonkey
- 
                        20 de Março de 2012 Exploração do programa POLY. Estudo dos sólidos arquimedianos e criação de uma página com exemplos:
 
 (Faltei nesta aula por isso coloco aqui os documentos do professor Jaime) 
- 
                        21 de Março de 2012 
 Referências ao projeto NRich da Universidade de Cambridge e One Minute Math (New Scientist). Introdução ao programa Modellus. 
- 
                        27 de Março de 2012 
Modelo 2: efeito estroboscópico no movimento de uma partícula
Para ver os trabalhos do Modellus clique aqui
- 
                        28 de Março de 2012 
Modelo 4: Atou-se uma pedra a um fio...
Para ver os trabalhos do Modellus clique aqui
- 
                        10 de Abril de 2012 
Atualização
                        das páginas pessoais com os ficheiros criados
                        com o programa Modellus. Criação de modelos
                        matemáticos a partir de fotografias. Situações a
                        usar: 
                      Um trabalho realizado na aula:
                        Modelo da Ponte D. Maria com duas funções
                        quadráticas.
                      
Para ver o trabalho do Modellus clique aqui
- 11 de Abril de 2012
- 17 de Abril de 2012
- 
                        18 de Abril de 2012 
 Iniciação ao uso do Moodle. 
- 
                        24 de Abril de 2012 
- 
                        2 de Maio de 2012 
 Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática (conclusão). 
- 
                        15 de Maio de 2012 
 Webinars: salas de aula do futuro? 
- 
                        16 de Maio de 2012 
 Atividades interativas em linha: exemplos com vetores. Variabilidade de terminologia associada ao tema vetores. 
- 
                        22 de Maio de 2012 
 Criação de uma página local com apliquetas. 
 
- 
                        23 de Maio de 2012 
 Conclusão da aula anterior. 
- 
                        29 de Maio de 2012 
 Atividades para alunos mais interessados: dificuldades da sua realização numa sala de aula, possibilidades alternativas, o exemplo do Nrich da Universidade de Cambridge. 
- 
                        30 de Maio de 2012 
 Revisão e discussão do uso de apliquetas interativas. 
- 
                        5 de Junho de 2012 
 Estudo de limites de sucessões usando apliquetas na internet. Visualização gráfica da definição de limite de sucessão. 
 Um exemplo: Estudo de convergência
- 
                        6 de Junho de 2012 
 Criação de páginas internet usando um processador de texto: exemplo de procedimento. A página do Professor David S. Richeson do Dickinson College, Carlisle, PA, EUA: riqueza e diversidade de meios de comunicação utilizados. Desafios ao professor de Matemática hoje: é possível melhorar substancialmente o ensino e a aprendizagem, usando as ferramentas mais simples disponíveis hoje, como as que foram vistas nesta cadeira. Usem-nas! 
 
1º
                    Trabalho
                  
                
                Inscrição na lista Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port. Escolha de duas mensagens de duas das listas (uma de cada lista) que ache interessante e que de algum modo justifique alguma vantagem do uso deste tipo de meio de comunicação. Elaboração de um relatório com 3 a 10 páginas (a enviar para a zona de trabalhos do Inforestudante, em formato PDF) contendo um resumo do conteúdo dessas mensagens e um relatório justificando o interesse e vantagem das mensagens escolhidas.
Relatório aqui
2º trabalho
                  
                Resolver 20 exercícios da página Geometriagon
                    (este projecto é dedicado a todos os que apreciam
                    construções geométricas com régua e compasso. O
                    conteúdo é da responsabilidade do Centro de Pesquisa
                    em Didáctica "U. Morin" de Paderno del Grappa. O
                    "Software" de geometria dinâmica utilizado é o
                    R.e.C. do prof. René Grothmann.)
                  
                  
Relatório aqui
                  
3º
                      trabalho
                    
                  - O que aprendeu com o Webinar?
- Que impactos prevê que no futuro tal meio de
                        comunicação traga para o ensino e a aprendizagem
                        dentro e fora da sala de aula?
 
Relatório aqui
4º trabalho
Realização de um trabalho escrito
                          incorporando um tema tirado da "Casa das
                          Ciências" cuja ilustração seja feita apenas
                          com imagens produzidas com os software POLY e
                          CINDERELLA. Deve ter um mínimo de 2
                          ilustrações.
                          O trabalho deve ser carregado na página do
                          Moodle da disciplina.
                        
Relatório aqui    
                                     
                                    +  
                                     
                               página
                            sólidos geométricos
                        
5º trabalho
Elaboração de uma página pessoal que
                              contenha os quatro trabalhos realizados na
                              disciplina, assim como algumas ligações
                              para páginas discutidas nas aulas.
                            
É esta página ir
                                para a página inicial
                            
                        
 
                              
       
      
      